terça-feira, 6 de março de 2018

Dúvidas em máscara de CPAP, qual devo usar?



Encontrando a máscara de CPAP certa


Como posso encontrar a máscara de CPAP mais adequada para o meu rosto e estilo de vida? Assim como o rosto das pessoas, as máscaras têm diferentes formas e tamanhos.
A maioria das máscaras cai em uma das seguintes categorias:
  • Máscara nasal (cobre o nariz)
  • Máscara de almofadas nasais (apoia-se nas narinas)
  • Máscara oronasal (cobre a boca e o nariz)
  • Qual máscara é melhor para mim?

    Essa decisão pode depender de como você respira quando está se tratando. Por exemplo, você respira pela boca e não pelo nariz ou tende a ficar com o nariz congestionado enquanto dorme?
    Se você souber que respirar pelo nariz usando uma máscara não é um problema, deve conseguir usar uma máscara nasal ou de almofadas nasais.
    Se você respirar pela boca (forma conhecida como "respiração bucal"), pode experimentar a máscara oronasal ou uma cinta de queixo para impedir que a boca se abra durante o sono.

    Como tratar a fuga pela boca

    A fuga pela boca acontece quando você dorme com a boca aberta, permitindo que o ar escape pela boca durante a terapia.
    Abrir a boca durante o sono pode ser por força do hábito ou porque o nariz está congestionado. A fuga pela boca pode ser muito desconfortável e deixá-lo(a) com a boca seca. (Também produz muito ruído; se não acordá-lo, poderá despertar quem dorme ao seu lado.)
    Para evitar isso, caso ocorra com certa frequência, você pode usar uma correia para o queixo para manter a boca fechada ou um umidificador para impedir a congestão nasal.
    Se a fuga pela boca ocorrer com frequência, poderá ser preciso usar uma máscara oronasal, que cobre tanto o nariz quanto a boca e, dessa forma, mesmo que você respire pela boca enquanto dorme, impede a fuga.

    Ajustando sua máscara

    O objetivo de obter um bom ajuste da máscara é conseguir uma vedação estável (de modo que não haja fuga), sem comprometer o conforto.
    Se houver fuga de ar pela máscara ou pela boca, você não vai usufruir de todos os benefícios da terapia.
    A melhor maneira de obter uma boa vedação é ajustar a máscara antes de conectar o tubo ou de ligar o dispositivo terapêutico. Não coloque a máscara com a pressão de ar ativa, pois isso pode dobrar ou torcer a almofada, o que pode gerar fugas.
    As dobras nas almofadas podem ser muito pequenas e difíceis de sentir, e a maioria das pessoas tende a reagir apertando a máscara em demasia para tentar obter uma boa vedação, o que pode se tornar muito desconfortável. O aperto excessivo da máscara também pode acarretar fugas e também deve ser evitado.
    Depois de posicionar a máscara corretamente sobre o rosto, ative o fluxo de ar. Pode ser preciso fazer pequenos ajustes com o dispositivo ligado para garantir que a vedação ainda está boa.
    É normal passar algum tempo no início ajustando a máscara corretamente. Você pode usar um espelho ou pedir a alguém para verificar se a almofada está posicionada corretamente.
    O ajuste incorreto acarreta muitos dos problemas que as pessoas têm com máscaras. Cada tipo de máscara tem uma sequência de ajuste específica, portanto, é melhor seguir as etapas descritas no seu manual do usuário ou nos vídeos.
    Quanto mais você puder se acostumar com a máscara, melhor. Pratique colocá-la, retirá-la e desprendê-la do tubo durante o dia, para se sentir confiante para fazer isso durante a noite, no escuro ou quando estiver cansado.
    Observe que não é esperado que você coloque a máscara perfeitamente da primeira vez. O ajuste perfeito leva algum tempo e, à medida que for se acostumando com a máscara, você vai encontrar sua melhor forma de ajuste.
    Lembre-se de que o seu profissional de saúde está sempre pronto para ajudá-lo a resolver os problemas.
    Também entre em contato com ele se estiver com dificuldades de obter uma boa vedação; você pode estar com a máscara errada ou o tamanho errado.

    Obtendo o tamanho de máscara correto

    Seu objetivo é obter um ajuste de máscara ideal e cômodo – nem muito frouxo nem muito apertado.
    Será difícil obter uma boa vedação e um ajuste confortável se o tamanho da máscara estiver errado.
    Se estiver com problemas com a sua máscara, consulte o Manual do Usuário para se certificar de que está fazendo o ajuste corretamente. Também é útil verificar se há dobras.
    Muitas pessoas podem colocar mais de um tamanho. Portanto, se a máscara ainda estiver apresentando fuga (especialmente em torno da ponte nasal, no caso de uma máscara nasal ou oronasal), pode ser útil experimentar um tamanho de máscara diferente para identificar a mais adequada.
    Não suponha que, se for homem, precisará de um tamanho grande ou, se for mulher, precisará de um pequeno. O tamanho da máscara depende de algumas medidas peculiares do seu rosto.
    Veja como ter certeza de que o tamanho da máscara está certo.

    A máscara está produzindo ruídos estranhos?

    Se a máscara estiver produzindo sons ruidosos que parecem gases expelidos, é provável que haja uma fuga. As máscaras de melhor ajuste podem ainda apresentar pequenas fugas, porém, no geral, as fugas devem ser mínimas em qualquer outro ponto que não seja o respiradouro. Você pode gerenciar pequenas fugas aprimorando sua técnica de ajuste. Leia o nosso manual para verificar se está ajustando a máscara corretamente.

    A máscara está deixando marcas no seu rosto?

    Se você costuma acordar com vermelhidão ou marcas na pele depois de usar a máscara durante toda a noite, tente ajustá-la para obter uma boa vedação com menos pressão sobre o rosto.
    Se isso não funcionar, aqui estão algumas dicas que você pode tentar:
    • Verifique se o tamanho da máscara está certo
    • Algumas máscaras disponibilizam envoltórios macios para as correias do arnês, que atuam como uma defesa adicional contra as marcas faciais.
    • Adicione uma camada acolchoada entre a almofada e a pele, usando os protetores nasais Gecko.
    • Se você estiver usando uma máscara nasal (que cobre o nariz) ou de almofadas nasais (que se apoia na entrada das narinas), alterne o uso de uma e outra. Isso pode aliviar a pressão sobre diferentes partes do rosto
    Consulte o manual do usuário para obter dicas que podem ajudá-lo(a) a resolver problemas associados a marcas faciais. Se você já tentou de tudo e ainda está com marcas vermelhas no rosto, contate o profissional de saúde ou o fornecedor do equipamento.

    Quando a máscara sofre desgastes

    É importante limpar a máscara de acordo com as orientações do manual do usuário, para obter o máximo desempenho do equipamento e, consequentemente, da terapia.
    Algumas pessoas tendem a querer manter os produtos antigos, em vez de experimentar outros mais novos. Se for o seu caso, você pode estar perdendo melhorias e soluções significativas para os desafios que enfrenta no tratamento. Na ResMed, estamos empenhados em melhorar continuamente os produtos que fabricamos e equipá-los com recursos para tornar o seu tratamento o mais confortável possível.
    Saiba quando e como limpar e substituir a sua máscara.

    Gerenciando o arraste do tubo

    "O arraste do tubo" ocorre quando o tubo exerce pressão sobre a máscara e afeta a vedação, provocando fugas. Se não perceber o que está ocorrendo, você poderá ficar apertando a máscara pelos motivos errados e provocando mais fugas.
    Muitas máscaras são projetadas para aceitar um certo nível de arraste do tubo. Com o dispositivo ligado, puxe delicadamente o tubo para sentir o que é o arraste do tubo.
    Mude a posição de dormir na cama para ver se o tubo permite espaço de movimento suficiente e qual o comprimento de tubo necessário. A maioria das máscaras dispõe de tubos mais longos em caso de necessidade.
  • Compre sua máscara com quem entende do assunto, profissionais qualificados prontos para lhe atender:
  • Clique aqui e compre com quem entende: MARBEL TERAPIA DO SONO

Nenhum comentário:

Postar um comentário